Abelhas
IMPORTÂNCIA DAS ABELHAS
Indiretamente 75% dos alimentos consumidos pelo homem depende dos trabalhos realizados pelas abelhas e 93% da flora mundial depende de algum tipo de polinizador, significa que se não cuidarmos dos insetos o planeta poderá entrar num colapso alimentício acarretando toda fauna e a flora.
No Mundo existem cerca de 20000 espécies de abelhas sendo que maior parte delas são solitárias ou seja vivem só, não possuam uma colmeia.
No Brasil habitam aproximadamente 3000 espécies e 350 delas são abelhas sociais ou seja possuam uma colmeia na quais suas tarefas são divididas de acordo com fase de vida do animal e as demais são abelhas solitárias por exemplo as mamangavas.
Espécies de abelhas de origem brasileiras são conhecidas também como abelhas indígenas, são abelhas que não picam por possuírem ferrão atrofiado, assim algumas utilizam outras formas de defesas como enrolar nos cabelas e pelos do corpo tornando-o incômodo, tem especie que libera toxina caustica que pode causar até queimaduras, mas são raras.
CAUSAS DO DESAPARECIMENTO DAS ABELHAS
Os principais fatores são: Desmatamento em massa, uso de agrotóxicos em lavouras agrícolas, queimadas e nos centros urbanos o fumacê contra dengue causa sérios problemas.
COMO PROTEGÊ-LAS
Evitar cortes de árvores, uso de agrotóxicos nas lavouras, não retirar as abelhas de seus habitats naturais, evitar queimadas, já nos centros urbanos também evitar o corte de árvores que ainda restam, não destruir suas colmeias que podem ser encontradas em muros e outros locais e se precisar retirar chamar um profissional para fazer a retirada e evitar a dengue.


